A culinária japonesa foi constituída devido a influência geográfica do país. Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, composto por 4 ilhas grandes e muitas outras menores. Esses fatores contribuíram diretamente para uma culinária com base em peixes e frutos do mar. Também de animais como veados e javalis.
Os pratos japoneses estão cada vez mais em evidência no Brasil, há muito adeptos e apaixonados pela culinária japonesa. Conheça alguns pratos típicos japoneses.
KARE RAISU
Se tem um prato que combina com os dias frios é o Kare Raisu (カレーライス). Este prato é feito a partir do curry, chamado no Japão como karê (カレー). Tem origem indiano mas foi adaptado ao paladar japonês a partir da Era Meiji, quando foi introduzido no Japão, tornando-se um dos pratos mais populares. Além do Kare Raisu, existem outras variações que os japoneses gostam muito como o Kare Udon (com macarrão) e o Kare Pan (pão). O tradicional Kare Raisu, feito com carnes e legumes picados e cozidos com molho de kare e servidos com gohan (arroz branco) trata-se de um prato simples e sem dificuldades no preparo.
Pode ser feito com pó de caril ou ainda na versão de tabletes prontos. Ambos são compostos por vários condimentos e especiarias que podem incluir açafrão-da-terra, cardamomo, coentro em grãos, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta vermelha, pimenta do reino, canela, entre muitos outros.
Os vegetais básicos utilizados no preparo são cebolas, cenouras e batatas e quanto às carnes, as mais usadas são frango, carne bovina e suína. O Katsu-Kare (costela de porco frita à milanesa com molho de curry) também é bastante apreciado no Japão. O Kare é servido com arroz branco e fukujinzuke (conserva de legumes).
RAMEN OU LAMEN
Lámen, ou rāmen (em japonês: ラーメン rāmen) é um alimento japonês. Um prato de lámen normalmente é composto por um tipo de macarrão chinês, uma sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango, e temperados com uma base tarê (molho) que da sabor ao caldo base, para a confecção da montagem do prato, e os adicionais podem variar dependendo da região do Japão e do restaurante que vendeo lámen (conhecido como Lamen-Ya). É comum o uso de ingredientes como algas verdes (海苔 nori), pedaços de carne de porco (チャーシュー chāshū), brotos de bambu marinados (メンマ , 麺麻 ou 麺碼 Menma), cebolinha e naruto (massa de peixe com formato de redemoinho rosa).
SUSHI
Sushi (em Japonês: 寿司, 鮨 ou 鮓) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte) e shoyu.
GYUDON
Gyudon (ぎゅうどん ou 牛丼 literalmente traduzido para “Tigela de Carne”) é um prato japonês que consiste em uma tigela de arroz com fatias finas de carne bovina e cebola cozido em um molho levemente adocicado. O molho é composto de dashi (algas e peixe), shoyu e sake, pode incluir também shirataki (um tipo de macarrão feito da batata konjac) e tofu.
O Gyudon surgiu durante o “Movimento pela Ocidentalização (文明開化 – Restauração Meiji)”, costumes ocidentais como comer carne bovina foram adotados e difundidos pelo país.
O Gyudon pode ser encontrado em muitos restaurantes japoneses e existem algumas cadeias de fast food especializadas no prato. As maiores redes de Gyudon no Japão são o Yoshinoya e o Sukiya. Outra grande rede, o Matsuya, oferece o prato sobre o nome de gyumeshi (牛めし). O prato já ganhou outras versões com carne de porco chamada butadon (豚丼) e uma versão com peixe. O mais comum mesmo é a carne bovina picada em fatias com muita cebola e molho.
SUKIYAKI
O sukiyaki (すき焼き, 鋤焼) é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos.
O sukiyaki é um cozido que leva os seguintes ingredientes: carnes (bovina e/ou suína) fatiadas bem finas, verduras (acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso), udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku, kamaboku etc.
Primeiro fritam-se as carnes com um pouco de manteiga. Depois são colocados os demais ingredientes, temperando tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) e glutamato monossódico.
Para servir-se, quebra-se um ovo no owan (tigela para comer o sukiyaki) e bate-se um pouco para quebrar a gema. Depois são colocados as carnes e os demais ingredientes nesta tigela, com um pouco do caldo formado pelo cozido.
SASHIMI
Sashimi (em japonês: 刺身) é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada. As dimensões variam de acordo com a espécie de peixe utilizado e o chef, porém costumam ter em torno de 2,5 cm de largura e 4 cm de comprimento, com 0,5 cm de espessura.
A palavra sashimi significa "corpo furado", onde "刺身 = sashimi = 刺し = sashi ("perfurado", "preso") e 身 = mi ("corpo", "carne"), o que deve derivar da prática culinária de fincar o rabo e a barbatana do peixe às fatias de modo a identificá-lo. Outra possibilidade para o nome pode estar relacionada ao método tradicional de pesca; tradicionalmente, os peixes usados no sashimi são pescados individualmente, e assim que ele é apanhado a sua cabeça é perfurada com um espeto afiado - que o mata instantaneamente - e é colocado em meio ao gelo. Esta perfuração é chamada de processo ike jime. Devido ao fato de a carne do animal morto desta maneira conter uma quantidade mínima de ácido latico, encontrado em maior quantidade em animais que sofreram mortes lentas, ele permanecerá fresco por mais tempo no gelo.
TEMPURA
Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária portuguesa e exportada para o Japão que a popularizou. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.
Comments