Vai pra Russia e não sabe o que comer? Aqui tem uma lista de comidas típicas do país, pra você não passar vergonha na hora de chamar o garçom, e ainda provar muitas delícias do país…
BORCHST
O borsch, borscht, ou borche, também grafado como borshtch, é uma sopa tradicional em diversos países do Leste Europeu como a Ucrânia, Polônia, Rússia, Romênia, entre outros.
A sopa é normalmente preparada com beterraba que lhe dá um forte coloração vermelha. Outros ingredientes costumeiros são o repolho, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate, cogumelo e carne, vinagre (alternativamente, algumas receitas indicam limão), às vezes feijão.
O prato costuma ser servido com nata (creme de leite) e batatas cozidas, ou kasha que é uma papa de cereais.
FRANGO À KIEV
O Frango à Quieve é um prato muito conhecido e tradicional das culinárias russa e ucraniana. O prato consiste em peito de frango desossado e recheado, para então ser frito ou cozido. O frango pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo, entre outros ingredientes.
SOLYANKA
Solyanka é uma sopa tradicional da culinária russa baseada em pepinos cozidos em salmoura (picles) com carne, peixe ou cogumelos, e outros vegetais. A caraterística principal esta sopa é ser salgada, por causa dos picles, e daí deriva o seu nome (“sal” em língua russa|russo se diz “sol”).
A solianka de carne é feita preparando um caldo de carne de vaca com ossos, de que se separa a carne e os ossos e se mistura com cebola salteada em manteiga e massa de tomate e deixar que os sabores se unam, juntam-se as outras carnes já cozidas e cortadas: a carne de vaca do caldo, carne de porco, salsicha fresca, galinha, rins e fígado – quanto maior a variedade de carnes, melhor o sabor da solianka. Junta-se repolho ou chucrute, alcaparras (outro produto ácido e salgado) e deixa-se ferver.
SHASHLYK
O chachlik ou shashlik, é um prato típico do Cáucaso e da Cultura Eslava, em regiões da Rússia e do Azerbaijão. Trata-se de um pequeno espetinho de carne (geralmente, de cordeiro), mas, ao qual se podem acrescentar, também, vegetais. Em épocas remotas o Homem começou a assar no espeto, sobre o fogo, bocados de carne (e não o animal completo).
O mais antigo livro de cozinha alemão que data do século XIV, refere um espeto com o comprimento de um dedo para assar a carne. Esta moda caiu no esquecimento, só se mantendo no sul da Rússia, no Cáucaso e nas regiões de influência turca, onde tem o nome de kebab.
GOLUBTSI
O golubtsi, ou charutinho de repolho recheado, é talvez o prato mais tradicional de toda a culinária russa. A maioria das crianças criadas na União Soviética devem ser lembrar das deliciosas refeições preparadas por suas mães e avós.
No entanto, mesmo sendo um prato russo por excelência, tanto sua origem quanto nome são estrangeiros. O golubtsi é, na verdade, um parente próximo do dolma, um prato típico do Cáucaso e da Grécia à base de folhas de uva recheadas com carne.
Quando esses povos se estabeleceram na Rússia, o repolho substituiu as folhas de uva, dada a dificuldade de plantar videiras na região, e a carne bovina tomou o lugar do cordeiro
Essa especialidade foi difundido pela Rússia no século 18, época em que a gastronomia francesa começou a conquistar seus primeiros fãs em São Petersburgo. O nome golubtsi surgiu do costume francês de cozinhar pombos (golub, em russo) envoltos em folhas de repolho.
São vegetais recheados com carne moída temperada e arroz, a preparação mais tradicional é feita com folhas de couve cozidas que ficam parecidos com charutos, mas também pode ser feito com pimentões.
SALADA OLIVIER
Salada russa é uma salada de legumes em cubos e outros alimentos associados com maionese. É chamada de "Salada Olivier" na Rússia, Ucrânia, Irão e Estados Unidos. No Brasil é conhecida como "Salada de Maionese".
Desde meados do século XX, esta salada é geralmente feita de legumes cozidos e cortados em cubos, arrefecidos e juntados com maionese (como uma macedônia de legumes frios): batatas, picles, ervilhas, cenouras, cebolas, às quais se adiciona mortadela ou carne cozida, muitas vezes, frango e, especialmente, a maionese. Em alguns restaurantes, apresenta-se com língua, salsicha, lagosta...
Na Espanha, ela consiste geralmente de cenoura, atum, ovos, ervilhas, tiras de pimentão vermelho assado, azeitonas verdes, batatas e maionese.
A receita original não inclui batatas.
PELMENI
Na Culinária Russa esta receita de dumplings, pelmeni ou peljmeni é tradicionalmente recheada com carne moida, carne de porco e cordeiro. Podem ser servidos com vinagre de vinho tinto, pimenta preta, manteiga derretida ou creme de leite. Outros recheios como cogumelos, chucrute e vegetais existem em outras regiões da Rússia.
Na tradicional Culinária Russa os pelmeni são sempre feitos com carne moída. Embora qualquer tipo de carne moída possa ser usada – carne bovina, suína, cordeiro, frango, peru ou uma mistura de qualquer tipo de carne. Os originais pelmeni siberianos são feitos com uma mistura meio a meio de carne bovina e suína.
Para tornar o trabalho mais rápido, a massa e o recheio podem ser feitos primeiro e os bolinhos podem ser montados e cozidos no dia seguinte.
Fontes: Wikipédia, Catraca Livre, Brasil na Mesa, Rússia Beyond
Comments