Transformistas (mais conhecidos pelos termos em inglês Drag queen e Drag King) são personagens criados por artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico. Na maioria das vezes, apresentam-se em boates e bares LGBT, embora haja Drags que façam eventos para público misto e heterossexuais, como animação em festas de casamento, debutantes e formaturas. Muitas fazem também correio elegante ou correio animado, levando mensagens de amor ou felicitações com performances características.
Chama-se Drag queen a pessoa que se veste com roupas exageradas femininas estilizadas e Drag king a pessoa que se veste como homem. A transformação em Drag queen (ou king) geralmente envolve, por parte do artista, a criação de um personagem caracteristicamente cômico e/ou exagerado, que por trás carrega um discurso critico-político-transformador.
Tanto Drag queens como Drag kings podem ter qualquer gênero e orientação sexual, e sê-lo não é indicativo de se ser homossexual, assexual, pansexual, bissexual ou heterossexual.
1- Pabllo Vittar
Phabullo Rodrigues da Silva, conhecido por seu nome artístico Pabllo Vittar (São Luís, 1 de novembro de 1994), é um cantor, compositor e Drag queen brasileiro. Em 2015, Vittar começou a ganhar atenção na internet após o lançamento do videoclipe da canção "Open Bar", releitura em português de "Lean On", do cantor norte-americano Major Lazer. Em menos de um mês, o vídeo atingiu a marca de 1 milhão de visualizações no Youtube, onde ele posteriormente lançou seu primeiro extended play (EP), também intitulado Open Bar. No ano seguinte, passou a integrar o elenco da 9ª temporada do programa Amor & Sexo, da Rede Globo, fazendo números musicais na atração. Em 2017, Vittar conseguiu maior reconhecimento ao lançar seu álbum de estreia Vai Passar Mal, que gerou singles como "Todo Dia", "K.O" e "Corpo Sensual", além de sua participação na canção "Sua Cara", do cantor Major Lazer junto com a cantora Anitta.
Clipe: Todo Dia - Pabllo Vittar feat Rico Dalassam
2- Aretuza Lovi
Bruno Nascimento, mais conhecido como Aretuza Lovi (Cristalina, 9 de março de 1990) é um cantor, compositor, Drag queen, apresentador, dançarino e comediante brasileiro.
Tudo começou como uma brincadeira, durante um dia chuvoso de 2012 em Brasília, onde vivia. A intenção era só produzir um vídeo em que Bruno se montava com as roupas da mãe de um amigo. Antes de começar a gravar, o primeiro nome veio de supetão. O sobrenome teve influência do futebol: assistindo a uma reportagem sobre o jogador Vágner Love, a cantora adotou seu sobrenome, trocando o “E” pelo “I”.
Além de impressionar o público com sua irreverência e carisma durante suas apresentações, o rapaz magro e alto dos cabelos crespos entrou no universo da música com Striptease, sua primeira música de trabalho. O hit Eletrobrega ganhou clipe em novembro de 2012, e hoje possui milhões de visualizações, graças às jogadas de marketing da casa noturna onde trabalhava. Foi apresentador do programa Play Diversão & Saúde, parceria de uma agência local com o Ministério da Saúde.
Clipe: Catuaba - Aretuza Lovi feat Gloria Groove
3- Gloria Groove
Daniel Garcia Felicione Napoleão (São Paulo, 18 de janeiro de 1995), mais conhecido como Gloria Groove, é um cantor, compositor, dublador, rapper, ator e Drag queen Brasileiro. Iniciou a carreira em 2002, fazendo parte da nova formação do Balão Magico em 2006 participou do quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil, e no mesmo ano integrou o elenco da telenovela "Bicho do Mato", na Record TV. Após dez anos se dedicando a dublagem, ganhou notoriedade nacional em 2016 com a faixa "Dona". Em menos de três meses, o vídeo alcançou a marca de um milhão de visualizações no YouTube, emplacando outras faixas como "Império", "Catuaba", "Gloriosa", "Muleke Brasileiro" e "Bumbum de Ouro".
Clipe: Arrasta - Gloria Groove feat Léo Santana
4- Lia Clark
Rhael Lima de Oliveira (Santos, 15 de fevereiro de 1992), mais conhecido como Lia Clark, é um cantor, compositor e Drag queen Brasileiro. Tornou-se nacionalmente conhecido no ano de 2016 ao lançar a música "Trava Trava". Por ser considerada a primeira Drag queen do universo do funk Brasileiro, Lia foi classificada pela imprensa como uma pioneira no segmento no país. Sendo criado em um bairro periférico da cidade, no qual começou a ter contato com o funk e outros ritmos das comunidades. Durante a infância sofreu preconceito de colegas de escola e familiares por se comportar de uma forma feminina, longe dos padrões tidos como masculinos, sendo que na adolescência compreendeu sua homossexualidade. Em 2010 ingressou no curso de Engenharia de Produção pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos, no qual se formou em 2013. Após formar-se começou a trabalhar em uma empresa de importação e exportação em sua cidade natal. Na mesma época descobriu o universo Drag queen e vestir-se como tal. Em 2014 passou a trabalhar paralelamente como DJ em boates noturnas da baixada santista como Drag queen, adotando o nome de Lia Clark, tornando-se conhecida por comandar festas de funk carioca e intitulada informalmente como a "Drag queen do funk".
Clipe: Tipo de Garota - Lia Clark
5- Kaya Conky
Igor Ferreira, mais conhecido como Kaya Conky (Fortaleza, 6 de setembro de 1995) é um cantor, compositor e drag queen brasileiro de funk e pop. Obteve notoriedade após o lançamento da canção autoral "E Aí Bebê" em novembro de 2016.
Kaya inicialmente apresentava-se como DJ em festas LGBT em Natal, após ter se montado como Drag queen pela primeira vez em meados de 2014, por influência do reality show RuPaul's Drag Race.
Sua primeira faixa autoral, "E Aí Bebê", foi lançada em novembro de 2016, e rapidamente viralizou na internet; o videoclipe oficial foi lançado em abril de 2017, e conta com mais de 4 milhões de visualizações. Com o sucesso da canção, a artista embarcou em uma turnê nacional por boates LGBT e eventos universitários, e prepara-se para lançar um EP em agosto.
Clipe: E Aí Bebê - Kaya Conky
6- Léo Áquilla
Leonora "Léo" Áquilla (Téofilo Otoni, 6 de setembro de 1970), é uma jornalista, cantora e Drag queen Brasileira. Jornalista multimídia, já fez trabalhos em rádio (Metropolitana FM), teatro, cinema e televisão (RedeTV! e Record).
Foi ainda candidata a deputada estadual em três eleições (2006, 2010 e 2014), não tendo obtido o número suficiente de votos para ser eleita.
Clipe: LOVE DEVOTION - Léo Áquilla
7- Sarah Mitch
Quem dá vida à Sarah Mitch, já há quinze anos, é o cuiabano Junio Ribeiro. A Drag já se apresentou em Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Paranatinga e outros, além de já ter ido para São Paulo, Campo Grande, Rio de Janeiro e Goiânia. Em Cuiabá, fazia shows sempre na, Boate ZumZum, e regularmente também na Hot Spot e no Furrundu. Sarah foi descoberta por Thais Fragoso, pesquisadora da emissora, sem precisar se inscrever em nada. Na verdade, foram os vídeos em seu canal que surpreenderam a produção do programa, que consideraram a Drag completa e ‘perfeita’ para o novo quadro: “[Fui] selecionada num Brasil de dimensões continentais, para um seleto grupo de três Drag Queens, segunda ela [a produtora], as mais completas artisticamente, do Brasil”, afirma a cuiabana.
Clipe: Chacoalhada - Sarah Mitch
8- Silvetty Montilla
Silvio Cássio Bernardo (São Paulo, 10 de julho de 1967), mais conhecido como Silvetty Montilla, é um Drag queen, ator, humorista, cantor, apresentador, repórter e bailarino brasileiro, considerado um dos maiores artistas da noite LGBT Brasileira. Ao longo dos 28 anos de carreira, Montilla participou de diversas peças teatrais, além de se apresentar assiduamente nas principais boates gays de São Paulo e de fazer participações em programas de televisão, como o TV Fama, Eliana e o humorístico Toma Lá Da Cá. Em 2013 e 2014 esteve fixo no elenco do grupo de comédia "Terça Insana", durante aproximadamente um ano e meio, fazendo diversos shows no Brasil. Nos dias de hoje, se dedica cada vez mais ao teatro e aos clubes de comédia, pretendendo lançar ainda este ano (2015) uma peça de stand-up própria. Ele também está a frente do reality show Academia de Drags via YouTube.
Só a Música: Eu to Bonita - Silvetty Montilla
Comments