top of page
Foto do escritorElisa Gabriela

As 7 maravilhas do Mundo Antigo

Atualizado: 1 de out. de 2018

7- FAROL DE ALEXANDRIA

Foi um farol construído pelo Reino Ptolomaico entre 280 e 247 a.c na cidade de Alexandria. Ele tinha entre 120 e 137 metros de altura e era uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo que por muitos séculos foi uma das estruturas mais altas do mundo. Danificado por três terremotos entre os anos de 956 e 1323, tornou-se uma ruína abandonada. Até 1480, era a terceira maravilha antiga sobrevivente (depois do Mausoleu de Halicarnasso e da Grande Piramide de Gizé), quando então a última de suas pedras remanescentes foi usada para construir a Cidadela de Qaitbay no mesmo local. Em 1994, os arqueólogos franceses descobriram parte dos restos do farol no Porto Oriental de Alexandria. Em 2015, o Ministério de Estado das Antiguidades do Égito planeou, transformar as ruínas submersas da antiga Alexandria, incluindo as de Faros, em um museu subaquático. Em maio do mesmo ano, o Comitê Permanente do Egito para Antiguidades anunciou planos de reconstruir o monumento.


6- COLOSSO DE RODES

Foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha Homonima, por Carés de Lindos em 280 a.C. Uma das setes maravilhas do mundo, foi construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antigono de Moftalmo, cujo filho, Demetrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, a Colosso tinha aproximadamente 70 côvados, ou 33 metros, altura aproximada da Estátua da Liberdade (dos pés à coroa), o que o tornava uma mais altas estátuas do mundo antigo. O monumento foi destruído durante um terremoto de 226 a.C. e nunca foi reconstruído.


5- MAUSOLÉU DE HALICARNASSO

Foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.c. em Halicarnasso (atual Bodrum, Turquia) para Mausolo, um sátrapa do Império Aquêmida, e Artemísia II de Cária, sua irmã e esposa. A estrutura foi desenhada pelos arquiteto grego Sátiro e Pítis.

Ela tinha aproximadamente 45 metros de altura, e cada um de seus quatro lados foi adornado com relevos criados por cada um dos quatro escultores gregos — Briaxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo. A estrutura finalizada foi considerada como sendo um triunfo estético por Antíparo de Sídon, que a identificou como uma de suas sete maravilhas do mundo antigo. O termo mausoléu veio a ser usado genericamente para qualquer grande tumba, embora "Mausol-eion" originalmente significasse "associado com Mausolo". A construção foi destruída por sismos sucessivos do século XII ao século XV.


4- TEMPLO DE ÁRTEMIS

O Templo de Ártemis era uma homenagem à deusa grega com o mesmo nome. Era localizado em Éfeso e destacou-se pela grandiosidade arquitetônica. É uma das sete maravilhas do mundo antigo.


Durante o Periodo Arcaico da Grécia Antiga, no século VI a.C., o conquistador Creso, então rei da Lídia, ordenou a construção de um grande templo, em Éfeso, em homenagem à deusa Ártemis, para ampliar o pequeno templo anterior que já havia passado por uma série de avarias. Para realização da obra, foram contratados os arquitetos Quersifrão e seu filho, Metagenes. As obras começaram em torno de 550 a.C. e demoraram 200 anos para se completarem. Segundo consta, centenas de virgens sacerdotisas participaram da construção do templo, essas mulheres acreditavam na superioridade feminina e praticavam a abstinência sexual e artes mágicas.

Infelizmente, pouco restou do templo atualmente. O Templo de Ártemis passou por duas grandes destruições. Duzentos anos após sua construção, um grego chamado Heróstrato, com o intuito de se tornar imortal, incendiou o templo, em 356 a.C.. O estrago causado por Heróstrato levou 20 anos para ser reparado, ação promovida por Alexandre III da Macedônia. Mas no século III d.C. veio a grande queda, na época os godos invadiram as províncias romanas na Ásia Menor e na península balcânica e arrasaram o Templo de Ártemis em 262.


3- ESTÁTUA DE ZEUS EM OLIMPIA

Era uma figura sentada gigante, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, Grécia, e erigido no Templo de Zeus. A escultura tinha placas de marfim e painéis de ouro sobre uma estrutura de madeira, que representava o deus Zeus sentado em um trono de madeira de cedro elaborado ornamentado com ébano, marfim, ouro e pedras preciosas. Uma das Sete Maravilhas do mundo Antigo, ela foi perdida e destruída durante o século V sem nenhuma cópia, sendo que seus detalhes e forma são conhecidos apenas através de antigas descrições e representações gregas em moedas.


2- JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

Os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C., tornando-se uma das principais obras arquitetônicas empreendidas pelo monarca durante seu reinado pela Mesopotâmia. A obra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, apesar de não se ter registros de sua existência em pesquisas arqueológicas.

Por mais que se imagine a estonteante beleza dos Jardins Suspensos, muito pouco se sabe de como ele era realmente mantida e qual foi sua finalidade ou o motivo de sua total destruição. Em nenhum dos documentos encontrados na Babilônia no período de Nabocondosor encontra-se registro da existência dessa gigantesca obra arquitetônica. O que se sabe está registrado em anotações de historiadores da Grécia Antiga, mas, mesmo assim, a maioria de suas informações são muito vagas.


1- PIRAMIDES DE GIZÉ

As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo (capital do Egito).

A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 138 metros de altura, cobrindo 52,9 mil metros quadrados de superfície. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".

Foram construídas com blocos de pedra calcária.

Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.

Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides.

No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas. 

Para evitar o saque, o que não foi possível durante a história, eram instaladas várias armadilhas.

Das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé são as únicas que permanecem em pé até hoje.

São consideradas Patrimônio Mundial da Unesco.

É um dos pontos de turismo cultural mais visitados do mundo.


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page