A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da America do Sul. Trata-se da única espécie incluída no gênero Titanoboa. Através da comparação do tamanho e da forma das sua vértebras fossilizadas com aquelas das cobras atuais, os investigadores estimam que medisse cerca de 13 metros de comprimento e tivesse uma massa de 1135 kg. Foram encontrados fósseis de 28 indivíduos desta espécie nas minas de carvão de Cerrejón, Colômbia no início de 2009. Antes desta descoberta, eram poucos os fósseis de vertebrados deste período descobertos nos antigos ambientes tropicais da America do Sul. Acredita-se que a temperatura do habitat da Titanoboa cerrejonensis tivesse uma temperatura entre 30 e 34 ºC, estimativa consistente com a hipótese de que havia uma grande concentração de gás carbônico atmosférico nos trópicos do Paleoceno.
Mesmo com esse tamanho e esse peso, não significa que ela é lenta que nem as outras cobras, ela poderia rastejar por quilômetros sem ser percebidas, entre água e galhos pronta para devorar qualquer gigantesco predador. Titanoboa significa Jiboia Titânica. Ela podia ter mais de 18 metros de comprimento e ter mais de 1 metro de altura, quando ela atacava ela podia voar até 3 metros de distancia. Ela tinha ultra olhos infra-vermelhos capazes de enxergar qualquer vítima quilômetros de distância. Apesar de ser uma cobra ela não possuía veneno assim como a maioria das cobras grandes, ela é uma parente distante da jiboia e da anaconda, assim como elas, elas são especialistas em matar sua presa estrangulando. Diferente de outras grandes criaturas seus dentes não eram grandes mais eram finos que nem agulha, bastava uma mordida que estraçalhava presa. Seus dentes eram de menos por que sua boca era tão grande que podia facilmente comer uma moto, sua mandíbula tinha uma abertura de 180º e como na época não tinha moto pra ela comer, ela matava sua fome com jacarés gigantes, tartarugas gigantes e outros repteis fazem parte do banquete da Titanoboa.
Estima-se que com seu peso ela poderia esmagar um ônibus.
Ela poderia viver até os 30 anos de idade e morava em grandes selvas e pântanos como na Amazônia, ela podia ter até 80 filhotes de uma vez só e seus filhotes já nasciam prontos para caçar e matar e essa espécie foi extinta graças a mudanças climáticas a mais de 55 milhões de anos atrás.
Comments