As tartarugas não estão na lista de animais de estimação mais comuns, mas elas sabem fazer a cabeça das pessoas. Esses répteis são tímidos, calmos e lentos, mas combinam perfeitamente com donos que possuem um estilo de vida tranquilo e em casas que um cachorro ou gato não é viável.
Mas, antes de adotar uma tartaruga, é preciso saber que existem vários tipos que se dividem em aquáticas e terrestres. É importante conhecer quais são para ver qual se adequa melhor às condições oferecidas pelo dono. Além disso, saiba que nem todos esse répteis são exatamente tartarugas.
Tartaruga Corcunda de Mississípi
A tartaruga Corcunda do Mississípi (ou Graptemys pseudogeographica kohni) é uma espécie de tartaruga bastante popular que pode ser encontrado no seu lado selvagem, como o seu próprio nome indica, no rio Mississípi. Este rio banha os estados de Louisiana, Texas, Kansas, Indiana, Illinois e Missouri.
Elas vivem no rio com o seu nome e até mesmo em percursos de águas mexidas. Nadam bastante bem, pelo que podem vivem em zonas aquárias profundas. Utilizam os troncos flutuantes nessas mesmas águas para subirem e apanharem sol. Alimentam-se na água, onde passam grande parte no seu tempo. Também podem ser encontradas em lagos e pântanos destas zonas, mas é raro.
Descrição
A característica mais definida da Tartaruga Corcunda do Mississípi que nos permite identificá-las facilmente é a mancha clara que possui na zona superior do olho. Esta mancha é tão óbvia que não permite que as riscas comuns na pele da tartaruga passem por cima, pelo que é sempre bastante visível.
Os seus olhos são brancos, mas o seu corpo em geral é normalmente verde, roçando o acastanhado. A sua carapaça, por sua vez, na grande maioria dos casos é mesmo acastanhada.
Podemos distinguir as fêmeas dos machos devido ao tamanho máximo que podem atingir. Enquanto os machos muito dificilmente chegam aos 20 cm, no caso das fêmeas elas facilmente atingem os 25 cm.
Trata-se de uma tartaruga tímida mas que dá-se ainda assim bem com outras tartarugas da mesma espécie, desde que o alojamento seja grande o suficiente para suportar os residentes existentes.
Contrariando o comportamento da grande maioria das tartarugas semi-aquáticas, a Tartaruga Corcunda do Mississípi não passa muito tempo ao sol, passando grande parte do seu tempo dentro de água.
Poderá apresentar comportamentos agressivos, mas estes comportamentos são derivados com a reprodução e a disputa de fêmeas.
Existe uma ligeira confusão entorno desta espécie, já que a espécie possui uma espécie prima (que habita também no rio Mississípi) de nome Tartaruga False Map, ou False Map Turtle. A principal diferença entre ambas é que enquanto uma possui a mancha acima do olho, a outra é atrás. Poderás aprender mais sobre a False Map no artigo correspondente no nosso portal.
Dieta
Apesar de ser uma espécie herbívora, também pode comer alimentos carnívoros. Nunca se deve usar os camarões como alimento base, devido à sua fraca possibilidade proteica. A ração pode servir de base, mas outros alimentos como insectos, peixe (cru ou cozido não temperado), fruta legumes e vegetais.
Ração para gato também pode ser dada, pois as tartarugas adoram e aproveita a quantidade de gordura e proteínas. No entanto não deve ser feito disso um hábito, e a ração deve ser light, pois o excesso fará com que a tartaruga se torne obesa rapidamente.
Vais experimentando alguns destes alimentos e descobre quais é que a tua tartaruga gosta mais, pois tal como nós, apesar das tartarugas em geral gostarem de certos alimentos, a tua poderá ter um gosto “diferente”. Experimenta e cria uma dieta variada.
Tartarugas de Faces Rosadas
A Tartaruga de Faces Rosadas obteve o seu nome devido a uma característica risca de cor laranja ou vermelha atrás do olho. No entanto não devemos usar este detalhe isolado para identificar esta espécie, já que a cor pode mudar com o tempo.
No caso de tartarugas mais velhas, esta risca até pode ser preta, pelo que pode dar a entender tratar-se de outra espécie. Os machos dispõem de unhas mais compridas que as fêmeas nas patas da frente, enquanto as fêmeas têm também uma cauda mais estreita.
Em relação à sua carapaça, esta é oval e achatada em cima, pelo que obedecendo a estes detalhes podemos já distinguir uma Tartaruga de Faces Rosadas de qualquer outra espécie.
A verdade é que a domesticação desta espécie em certos países como Portugal é ilegal, no entanto no caso de Portugal quem tiver obtido esta tartaruga antes de 1997 é-lhe permitido manter esta tartaruga.
Esta tartaruga é bem mais ativa durante o dia do que durante a noite. Ela prefere a zona seca quando está acordada. Nada muito bem, pelo que quando está acordada normalmente só vai à água para arrefecer, apenas para voltar a expor-se ao sol.
A tartaruga também poderá demonstrar comportamentos mais agressivos caso seja colocada em aquários pequenos com outras tartarugas.
Dieta
Como esta espécie come todo o tipo de coisas, pelo que é permitido criar uma dieta variada. O granulado seco para tartarugas deve ser o mais usual, mas também podemos optar por pequenos insectos como gafanhotos, verduras, algumas frutas, entre outras coisas.
Higiene
É importante uma higiene regular, já que as Tartarugas de Faces Rosadas sujam rapidamente qualquer aquário. Isto exige que mudemos com frequência a água. A colocação de um filtro irá facilitar bastante esta tarefa, já que este filtro ajudará a eliminar parcialmente a sujidade na água.
Tartarugas Hieroglíficas
A tartaruga Hieroglífica provém dos EUA, mais concretamente de todo o território entre o Norte do Mississípi (cujo rio é lar de diversas espécies de tartarugas) e o Sul de Indiana. É uma espécie semi-aquática que também gosta de rios e de vegetação em geral.
Grande parte do seu tempo é passado dentro de água, mas não é incomum vermos no seu habitat natural tartarugas Hieroglíficas ao sol em cima de troncos e outro tipo de objetos que flutuem nesses mesmos rios a apanhar sol.
A sua carapaça característica é relativamente escura, com riscas amarelas disponibilizadas de forma irregular ao longo desta. Esta característica das riscas amarelas também se encontra presente na sua pele. Membros, cauda e inclusive na cabeça também podemos encontrar estas riscas, no entanto à volta dos olhos estas já não se encontram presentes.
Como acontece com grande parte das fêmeas tartarugas, as fêmeas tartarugas Hieroglíficas são maiores e apresentam um aspecto mais “cheio” do que os machos, distinção que só é possível fazer a partir dos 3 anos de idade.
Dieta
A dieta das tartarugas Hieroglíficas pode conter como base ração stick própria para tartarugas semi-aquáticas. A essa dieta pode ser complementada alimentos como vegetais e inclusive carnes brancas. Estas não devem estar temperadas, o facto de serem cozinhadas ou cruas dependerá inteiramente dos gostos de cada tartaruga.
Tartarugas Pintalgadas
A tartaruga Pintalgada é uma espécie de tartaruga cujo habitat natural se situa na faixa leste dos EUA, mais concretamente no nordeste. Pode ser encontrada (mas tualmente é um pouco difícil) em Virgínia, Michigan, Flórida, Geórgia, Carolina do Sul / Norte e ainda Ontário.
Atualmente é a única espécie Clemmys, já que todas as outras espécies deste género já se extinguiram. Este detalhe só foi mesmo detectado após a extinção dessas espécies, pois é um estudo relativamente recente.
O seu habitat natural é constituído por pequenos pântanos e rios de águas calmas. As tartarugas Pintalgadas não gostam de águas muito fundas e mexidas, preferem as calmas e lamacentas. Preferencialmente com vegetação por todo o lado.
Hoje em dia a tartaruga Pintalgada encontra-se ameaçada no Michigan, pois devido à expansão da agricultura fez com que a tartaruga se tornasse mais vulnerável a predadores, o que fez com que se reduzisse substancialmente o número de exemplares neste estado. A domesticação da espécie também fez com que desaparecessem
A verdade é que no seu estado selvagem esta tartaruga apresenta uma grande desvantagem: a sua aparência é bastante ativa: pintas bastante evidentes sobre uma camada escura. Isto faz com que como animal de estimação seja bastante popular para domesticar.
O seu tamanho ronda os 12 cm, sendo que o máximo atingido por uma tartaruga desta espécie ronda os 13 cm e meio. A sua carapaça é por norma preta ou castanha (mas muito escuro) com pintas por todo o corpo. Com a idade estas pintas tendem a escurecer e até pode dar a ideia que não estão presente. Tanto os seus membros com a sua cabeça também estão cobertos destas pintas amarelas e / ou laranjas.
Para distinguir o sexo da tartaruga, podemos fazê-lo enquanto adultas, já que os machos dispõem de olhos castanhos, ao contrário das fêmeas em que são alaranjados. Para além disso, as fêmeas são maiores e de cauda curta, comparando com os machos.
A tartaruga Pintalgada é uma tartaruga semi-aquática, já que gosta tanto das zonas aquáticas e zonas secas. Por isso é perfeitamente normal vermos ela passar vários dias em terra e depois passar igualmente vários dias na água.
É um réptil muito ativo, mas existe uma grande diferença entre as tartarugas apanhadas no seu ambiente comparadas com as criadas em cativeiro: estas últimas são bastante mais dóceis, e até aceitam que as alimentemos diretamente sem fugirem.
Dieta
Esta tartaruga de tipo omnívora prefere ser alimentada na água. No seu lado selvagem prefere plantas, larvas, caracóis e pequenos peixes. Em cativeiro podemos usar os sticks como base de alimentação. Esta pode ser complementada igualmente com larvas e até pedaços de carne branca.
Fonte: Canal do Pet, Tartarugas Animais
Comments