top of page
Foto do escritorElisa Gabriela

Tipos de Ursos

Atualizado: 22 de jun. de 2018

Existem oito espécies: urso-polar, urso-panda, urso-pardo, urso-negro americano, urso-malaio, urso-beiçudo e o chamado urso-de-óculos. Antigamente, os pandas eram classificados como membros da família dos ra-cuns, mas passaram a integrar também a família dos Ursidae. Essas oito espécies vivem nos mais diferentes hábitats do planeta, das regiões polares às áreas de florestas, mas a maioria delas só pode ser encontrada no hemisfério norte. Algumas características físicas e comportamentais são comuns a todas, como o corpo pesado, a cauda curta, o pêlo longo e espesso e as garras afiadas, que, ao contrário das dos felinos, não são retráteis e estão sempre aparentes. Os ursos também são exímios nadadores, sobem facilmente em árvores e conseguem ficar em pé sobre as patas traseiras.

Em geral, vivem sozinhos – exceto quando estão no período de acasalamento – e laços familiares duradouros só são estabelecidos entre a mãe e seus filhotes, que permanecem juntos por dois ou três anos. Apesar de tanta coisa em comum, as várias espécies de urso se diferenciam umas das outras em função do tamanho, detalhes anatômicos, hábitos alimentares e local de moradia. Os ursos-polares, por exemplo, habitam as planícies geladas do Ártico e se alimentam principalmente de focas. Já os ursos-malaios vivem nas florestas tropicais da Ásia e têm em sua dieta insetos, frutas e bichos pequenos. Os cientistas ainda não conhecem todos os detalhes sobre a longevidade desses animais, mas calculam que ela varie entre 25 e 40 anos, sendo que os ursos selvagens tendem a viver menos que os mantidos em cativeiro.

Durante o século 20, eles foram constantemente perseguidos e caçados, o que fez com que algumas espécies ficassem seriamente ameaçadas de extinção, como é o caso do panda, transformado no principal símbolo da luta pela preservação dos animais.


URSO POLAR

O Urso Polar ou Urso Branco é um mamífero da família Ursidae, encontrado no Círculo Polar Ártico (na Groenlândia, Svalbard, Russia, Alasca e Canadá) e em áreas próximas. Não existem na Antártida. É o maior dos ursos. É a maior espécie de carnívoros terrestres, adaptada para viver em regiões de baixas temperaturas, possui características muito peculiares, como o aperfeiçoamento no nado para a caça de focas. Seu limite de distribuição é determinado pela presença da camada de gelo fixa durante o inverno e a flutuante durante o resto do ano. Acaba ficando mais próximo de onde há encontro do gelo com água, onde há maior abundância de focas. Muitos pesquisadores o consideram um mamífero marinho, já que vive em regiões com blocos de gelo no oceano, daí o nome da espécie Ursus maritimus.

Ursos polares são animais solitários e escavadores. Podem medir até 1,63 metros de altura a partir do ombro, 2,5 metros de comprimento do focinho até a cauda e pesam até 800 kg. Machos (pesam entre 300 e 800 kg e medem até 2,5 metros de comprimento) são maiores do que as fêmeas (que pesam no máximo 300 kg).

São animais poligâmicos, mas existe disputa de machos por fêmeas. O casal permanece junto em um curto período de tempo, durante o estro da fêmea. O acasalamento ocorre no final do inverno e início da primavera, mas a implantação do óvulo fecundado é retardada até o outono. A gestação pode durar até 265 dias e a fêmea pode duplicar seu peso, como reserva energética. Elas escavam túneis nas camadas de gelo na época em que a caça se torna escassa e entram num estado semelhante à hibernação. As mães possuem quatro mamas ativas, nascem em média dois filhotes na toca, mas elas permanecem no estado de quase hibernação até abril, amamentando-os. Nascem com cerca de 600 gramas, medindo de 30 a 35 centímetros, de olhos fechados e em abril saem das tocas com quase 15 kg, continuando com a mãe até os dois ou três anos de idade. A maturidade sexual é alcançada aos cinco ou seis anos. Machos que cruzam com fêmeas e seus filhotes tentam matá-los, a tendência é que as mães evitem esses encontros. Um urso polar selvagem vive até 30 anos, sendo que há uma alta taxa de mortalidade em filhotes (30%) e uma taxa considerável de até 16% em adultos.


URSO PANDA

Também conhecido como panda-gigante, muitos não acreditam ou não sabem se tratar de um mamífero carnívoro. Bastante diferente da imagem tradicional de um panda comendo bambu que vem à mente ao ouvirmos o seu nome.

Ele é considerado como parte da família dos ursos, embora existam debates a esse respeito. São muitas as diferenças que esse animal apresenta em relação aos seus parentes.

Quando olhamos um panda vemos claramente que é um urso. Tem características similares, como tamanho, formas, garras, patas, entre outras. Entretanto, algo que o diferencia dos demais são as manchas de sua pelagem. Geralmente, elas são brancas e pretas, embora exista uma subespécie de panda conhecida como Qingling (na foto acima), que tem manchas marrons.

Podemos observar essas cores em suas costas, extremidades, orelhas e olhos. Seus “óculos” desenhados naturalmente deixam o panda ainda mais adorável. Essas manchas dão um ar de tristeza e ternura ao olhar, que nos faz querer abraçá-los.

Pode medir entre 1,2 e 1,9 metros e pesar entre 100 e 115 kg. Suas extremidades dianteiras são mais desenvolvidas que as traseiras, pois são as que ele utiliza para escalar. Elas possuem algo conhecido como “sexto dedo”, usado como polegar. Ele não é um polegar de fato, mas apenas uma protuberância de osso em seu punho.

Apesar de ser carnívoro, o alimento essencial na dieta desse animal é o bambu. Seu habitat se encontra nas montanhas centrais da China, região em que esse vegetal é abundante. Por ser de difícil acesso, a presença humana é quase inexistente, o que permite ao panda desfrutar de sua comida favorita sem preocupação.

Acredita-se que, quando essa espécie surgiu, sua dieta era baseada em carne. Com o passar do tempo, o panda foi se adaptando ao seu habitat e alimentando-se de bambu e outros vegetais. Apesar disso, ainda consome alguns pássaros e outros animais pequenos, embora não seja tão comum.

O acasalamento é uma característica curiosa no comportamento do panda. Em cativeiro, eles não costumam contribuir para a continuidade da espécie, mas relata-se que isso é diferente quando vivem na natureza. Atingem a maturidade sexual bem tarde, entre seis e sete anos de idade. Além disso, as fêmeas só ficam “disponíveis” por dois ou três dias durante o ano, algo que não é aproveitado graças à dificuldade sexual dos machos.


URSO PARDO

O urso-pardo (Ursus arctos) é um mamífero carnivoro da família dos ursideos. É o urso de mais ampla distribuição geografia dentre todos os membros vivos de sua família. É um dos maiores carnívoros terrestres da atualidade, rivalizado em tamanho corporal apenas com seu parente próximo, o urso polar, que é muito menos variável em tamanho e maior devido a isso. Existem varias subespécies reconhecidas, muitas das quais são bem conhecidas em sua área de ocorrência.

O urso pardo ocorre em partes da Russia, Asia Central, China, Canadá, Estados Unidos (principalmente o Alasca), Escandinávia e região dos Cárpatos (especialmente a Romênia), Anatólia e Cáucaso. O urso pardo é reconhecido como o animal nacional e estadual de vários países europeus.

O urso-pardo é um animal omnívoro. Sua dieta abrange vários tipos de alimentos, incluindo mariposas, larvas, frutas silvestres, mel, pequenos roedores, e grandes animais como cervos e alces. Normalmente, evitam a presença de seres humanos, mas, uma vez que um urso-pardo equaciona homem igual a fonte de alimento, seja se alimentando de lixo ou sendo alimentado por turistas, ele pode se tornar um animal perigoso. Animais que desenvolvem hábitos alimentares dependentes da presença humana acabam normalmente sendo mortos pelas autoridades.

Em média um urso pardo adulto tem um comprimento total (incluindo a cauda), de 1,4 a 2,8 e uma altura no ombro de 70 cm a 1,53 m, sua cauda é curta como na maioria dos ursos, variando entre 6 a 22 cm de comprimento. O peso médio de ursos machos adultos de 19 populações de todo mundo e varias subespécie (incluindo de grande e pequeno porte) foi de 217 kg, enquanto que para as fêmeas adultas de 24 populações foi de 152 kg. O urso-de-Kodiak que vive no Alasca, é geralmente muito maior, o maior espécime tinha cerca de 751kg.

A gestação da ursa dura, em média, cerca de 240 dias, nascendo normalmente 2 ou 3 crias que vão ser amamentadas pela mãe até aos seis meses. No entanto, a mãe ensina, procura alimento e protege as suas crias até aos 2 anos. A partir daí, as crias ficam por sua conta, procurando um território onde mais tarde vão criar a sua própria família.

URSO NEGRO-AMERICANO

O urso-negro (Ursus americanus), também conhecido como baribal, é um urso norte-americano, encontrado do Alasca e ao Norte do México. Alcança 2,20 metro de comprimento, 1,10 metro de altura na cernelha e 360 kilos de peso. O urso negro geralmente vive cerca de 15 anos, mas alguns podem alcançar até 40 anos. É um bom nadador e pode correr a até 50 km/h. Sua pelagem pode ser de cor negra, marrom, bege ou branca. Algumas subespécies estão ameaçadas de extinção.

A aparência do urso-negro é a de um animal grande e feroz, no entanto, 70% de sua dieta consiste de material vegetal - frutos, nozes, gramíneas, raízes e seiva de árvores. Também se alimenta de carne, geralmente de pequenos mamíferos e peixes, raramente se alimenta de grandes animais. Gosta de vasculhar os depósitos de resíduos do homem.

Desde pequeno, o urso-negro tem grande habilidade para subir em árvores e montanhas. É principalmente um habitante da florestas, mas sua pelagem espessa permitiu que se dispersasse para o norte até os limites da tundra. No inverno, hiberna em uma toca, geralmente um oco sob uma árvore caída, dentro de um tronco toco ou em uma toca abandonada.

O urso-negro costuma se alimentar com frutos silvestres no outono, a fim de acumular gordura para hibernar. Logo ele procura um abrigo adequado à hibernação, durante a qual a temperatura do corpo, os batimentos cardiacos e a taxa respiratória diminuem para poupar energia.

Geralmente as fêmeas criam a sua primeira ninhada entre os 4 e os 6 anos de idade. Fêmeas grandes podem criar até 6 crias (o número de tetas) mas geralmente as ninhadas têm 2 ou 3. As crias permanecem com as mães cerca de 17 meses, passando o seu primeiro aniversário com ela numa toca de Inverno. Dado que a fêmea dá à luz no Verão, após a partida da sua cria anterior, o intervalo entre ninhadas é de 2 anos. 

Esse intervalo pode ser reduzido se todas as crias de uma ninhada morrem antes da época reprodutora, seja de acidentes, fome ou mesmo canibalismo, principalmente devido a machos grandes. 

Tal como fazem os ursos castanhos, as fêmeas geralmente abandonam uma cria única pois passar 2 anos a criar apenas um descendente é menos rentável do que se a abandonar e criar 2 ou 3 no ano seguinte.


URSO MALAIO

O urso-malaio (Helarctos malayanus), também conhecido como urso-do-sol ou urso-dos-coqueiros, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos ursos que habita as florestas tropicais do sudeste asiático.

O urso malaio geralmente possui uma pelagem curta, lustrosa e de cor negra, mas que pode ser avermelhada ou até mesmo cinza, os animais da espécie também possui uma mancha clara no peito e na face. A sua língua é comprida e pode ter até 25 cm de comprimento. Suas orelhas são pequenas e redondas, largas na base e se movimentam muito pouco. As suas pernas da frente são curvadas para dentro e as garras são grandes e em forma de foice.

É a menor espécie de urso. Os adultos tem cerca de 1,20 a 1,50 m de comprimento e pesam entre 27 e 80 kg. Os machos são de 10 a 20% maiores que as fêmeas. O focinho é curto e de cor rosa claro e na maioria dos casos a área branca se estende por cima dos olhos. Suas patas são grandes e suas almofadas são nuas, característica que acredita-se ser uma adaptação para escalar árvores. A cauda é pequena e tem entre 30 a 70 mm de comprimento.

Como ursos do sol ocorrem em regiões tropicais, onde o alimento está disponível durante todo o ano, eles não hibernam. Com exceção das fêmeas com seus filhotes, os ursos malaios são geralmente solitários e possuem hábitos principalmente diurnos,mas alguns são ativos durante a noite por curtos período de tempo. Os locais de descanso são principalmente troncos ocos caídos, mas também descansam em cima de arvores.

Em cativeiro, eles possuem um comportamento social, e dormem principalmente durante o dia. Os ursos malaios também são conhecidos como animais muito ferozes quando surpreendidos na floresta.

As fêmeas são relatadas acasalando com três anos de idade. Durante a época de acasalamento, o urso malaio mostra comportamentos de luta simulada e balançam repetidamente a cabeça de um lado para o outro. A gestação dura aproximadamente 95 a 174 dias. As ninhadas consistem em aproximadamente um ou dois filhotes que nascem cegos, desprovidos de pelos e pesando entre 280 e 325 g cada, inicialmente eles são totalmente dependentes de suas mães e são amamentados até os 18 meses de idade. Por volta dos 1 ou 3 meses os filhotes já podem correr,brincar e acompanhar a mãe em seus deslocamentos. Eles atingem a maturidade sexual por volta dos 3 ou 4 anos e podem viver por até 30 anos em cativeiro.


URSO BEIÇUDO

O urso-beiçudo (Melursus ursinus), também conhecido como urso-preguiça, é um animal noctívago que habita as florestas da Índia, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka. É a única espécie do género Melursus.

O corpo do urso-beiçudo é coberto por pelo longo e felpudo que vai de castanho-avermelhado a preto e possui um "V" amarelo, característico da espécie, no peito.

As mães carregam seus filhotes de até 9 meses de idade em suas costas, sendo esta a principal defesa contra ataques de predadores, como tigres, leopardos, ursos e outros.

São bons nadadores e conseguem subir em árvores altas.

Os machos adultos pesam de 80 à 192 kg; as fêmeas pesam até 130 kg. Têm de 60 a 90 cm na altura da cernelha e de 1,40 a 1,90 metros de comprimento. Suas garras possuem até 8 cm de comprimento.

O urso-beiçudo come principalmente formigas e térmitas mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne.

Fazem uso das suas enormes garras curvas para penetrar nos formigueiros, que podem ser duros como uma pedra. Depois de soprar a terra em excesso e a sujidade da abertura, eles sugam os insectos através de um espaço entre os dentes da frente. O urso-preguiça consegue tal feito, pois fecha as narinas e usa os seus lábios como a escova de um aspirador, sugando imensos insectos.

As frutas preferidas do urso-preguiça incluem manga ou figo. Também são conhecidos por trepar às árvores para deitar colmeias abaixo e desfrutar do mel.

O período de gestação dura 6-7 meses, onde a progenitora dá à luz a uma ou duas crias, numa toca subterrânea. São a única espécie de urso onde as crias podem ser vistas nas costas da progenitora, enquanto estão sobre a sua proteção. São uma espécie vulnerável, devido à destruição do seus habitat e à sua captura ilegal, pois são uma espécie fácil de domesticar para espetáculos, ou caçados devido ao seu comportamento agressivo e destruição de plantações.

890 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page